AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS VALIDA (EMA) VALIDA AS BOAS PRÁTICAS DO CENTRO DE PESQUISA DO CRIE COM A VACINA CORONAVAC
Iniciativa: Centro de Pesquisa da Vacina Coronavac no Hospital Emílio Ribas
Como funciona? O Centro foi escolhido aleatoriamente para uma auditoria da Ema e teve suas boas práticas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), com o reconhecimento da qualidade e confiabilidade dos dados coletados e apresentados na pesquisa.
Objetivo:o objetivo do centro era realizar o estudo seguindo os rigorosos critérios internacionais para pesquisas com vacinas.
AMBULATÓRIO MODELO PARA MULHERES COM HTLV
iniciativa: Ambulatório
Como funciona? O Ambulatório do Emílio Ribas foi considerado modelo com seu programa de acompanhamento de gestantes com HTLV. A equipe foi convidada pelo Ministério da Saúde para produzir uma cartilha educativa para profissionais de saúde.
Objetivo: compartilhar conhecimento técnico sobre o manejo da doença.
BENCHMARKING (AUTOAVALIAÇÃO EM COMPARAÇÃO À “CONCORRÊNCIA”)
Iniciativa: Setores Variados como a Diretoria e o Crie
Como funciona? O Hospital Emílio Ribas troca experiências com outros hospitais, realiza visitas e recebe equipes de outros serviços de saúde, como a do Instituto Couto Maia, de Salvador (BA) do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad, de Goiânia.
Objetivo: diálogo e troca de experiências constante para o aperfeiçoamento de processos
BUSCA PELA CERTIFICAÇÃO ONA E ESCRITÓRIO DA QUALIDADE
Implantação: 2024
Iniciativa: Diretoria
Como funciona? Em maio de 2024, três avaliadores do Grupo Ibes (Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde) fizeram uma visita técnica ao hospital, entrevistaram lideranças e profissionais e avaliaram documentos e prontuários a fim de fazer um diagnóstico dos processos de trabalho. Foi implantado o Escritório da Qualidade e reuniões com as áreas têm acontecido para o diagnóstico completo da instituição.
Objetivo: analisar fluxos e identificar oportunidades de melhoria nos processos do hospital para que a instituição possa oferecer mais qualidade aos usuários e, a partir disso, tentar conquistar a certificação ONA (Organização Nacional da Acreditação).
COMUNICAÇÃO INTERNA RESPONSÁVEL, TRANSPARENTE E ENGAJADORA
Implantação: 2020
Iniciativa: Diretoria Técnica e Comunicação
Como funciona? A comunicação adotou práticas mais dinâmicas, utilizando linguagem fácil, artes mais lúdicas e criativas, textos curtos, em canais como a intranet e e-mail institucional, com o reforço do whatsapp (no caso de funcionários que autorizaram o envio dos comunicados).
Objetivo: fortalecer as boas práticas e a cultura organizacional humanizada, aumentar a efetividade da comunicação, engajar os profissionais.
EQUIPE NACIONAL DE VALIDAÇÃO PARA O EIXO DIAGNÓSTICO (TRANSMISSÃO VERTICAL DE SÍFILIS E HIV)
Implantação: 2023
Iniciativa: Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapeutico
Como funciona? A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Emílio Ribas foi convidada pelo Ministério da Saúde para compor a Equipe Nacional de Validação de Eixo Diagnóstico
Objetivo: compartilhar a expertise do serviço sobre o tema com a rede SUS
GRUPO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS DO EMÍLIO RIBAS
Implantação: 2009
Iniciativa: 11 profissionais especializados das áreas de enfermagem e nutrição
Como funciona? O grupo, que reúne profissionais especializados no tema, é acionado pela equipe de assistência sempre que um paciente internado precisa de cuidados especiais de prevenção ou tratamento de feridas. Qualquer paciente que fique internado pode desenvolver as chamadas lesões por pressão, devido à mobilidade reduzida. Mesmo após a alta hospitalar, o paciente pode receber apoio e orientação da equipe. O grupo recebeu o Prêmio Destaque da Enfermagem no Enfrentamento da Covid-19, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde, por sua atuação durante a pandemia. Anualmente um workshop gratuito é promovido no hospital para profissionais de saúde da própria instituição e de outras, a fim de compartilhar conhecimentos e promover troca de experiências.
Objetivo: prevenir e tratar feridas para proteger a qualidade de vida e evitar impactos sociais após a alta.
ICTESP (INSTITUTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO)
Implantação: 2021
iniciativa: Diretoria e Divisão Científica
Como funciona? O hospital tornou-se um ICTesp (Instituto Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo) e está com inscrições abertas para projetos de inovação. A ideia é ir buscar financiamento de agências públicas.
Objetivo: o hospital está apto a captar recursos por meio de projetos de inovação de produtos e processos
PRÊMIO NA 17ª AMOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS EM EPIDEMIOLOGIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS
Iniciativa: Serviço de Epidemiologia do Emílio Ribas
como funciona? O hospital conquistou o 3º lugar no Prêmio, que é concedido pelo Ministério da Saúde, com o projeto “Zerando Subnotificações de Sífilis e Hepatites Virais do Instituto de Infectologia Emílio Ribas: Pareamento entre Sistema de Informação Laboratorial e Sinan.”
Objetivo: o projeto, que acabou premiado, foi idealizado pela equipe com foco na inovação
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL - SESSÃO EMÍLIO RIBAS EM PRETO & BRANCO NO INSTAGRAM
implantação: 2023
Iniciativa: Diretoria e Comunicação
Como funciona? São feitas pesquisas em fontes oficiais, curadorias e a divulgação de pílulas de informações sobre a história do hospital e do médico Emílio Ribas todos os domingos em nossas mídias sociais.
Objetivo: disseminar e valorizar a história da instituição e, por consequência, da Saúde Pública do Brasil.
PROADI-SUS “SAÚDE EM SUAS MÃOS”
Implantação: o hospital se inscreveu em 2021 e foi um dos 204 hospitais do Brasil selecionados.
Iniciativa: Núcleo de Segurança do Paciente Emílio Ribas
Como funciona? 90 profissionais da UTI do Emílio Ribas foram capacitados e certificados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), o Proadi-SUS “Saúde em Suas Mãos”, que se concentra na redução de indicadores de infecção hospitalar. Durante três anos, aconteceram reuniões mensais para discutir indicadores e troca de experiências. A partir disso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a equipe da Educação Continuada desenvolveram treinamentos internos e protocolos institucionais para aperfeiçoar as boas práticas. O Emílio Ribas participou do chamado HUB Einstein, já que o Proadi é uma parceria do Ministério da Saúde que também envolve hospitais particulares de excelência. Em 2024, o Hospital inicia uma nova fase do projeto, dessa vez com o HUB Sírio-Libanês.
Objetivo: reduzir casos de infecção hospitalar em unidades públicas de saúde
PROADI-SUS “CUSTEIO”
Implantação: 2024
Iniciativa: Núcleo de Segurança do Paciente Emílio Ribas
Como funciona? A primeira visita da equipe orientadora aconteceu em outubro, além de reuniões com as áreas envolvidas. Fazem parte da equipe de orientação do Proadi-SUS Custeio representantes do Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz e Sírio-Libanês.
Objetivo: aperfeiçoar o custeio da UTI
REUNIÃO INSTITUCIONAL (DE PROTOCOLOS)
Iniciativa: Divisão Médica e Diretoria de Serviço Médico Hospitalar
Como funciona? As reuniões são semanais e envolvem áreas diferentes do hospital para compartilhar informações e atualizações com todos os profissionais de saúde que atuam na assistência.
Objetivo: promover atualização, apresentar indicadores médicos, fluxos internos e o trabalho das comissões do hospital